Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo

  • Cascais, Lisbon, Portugal
    Rua 1º De Maio, 2785-110 São Domingos de Rana, Região de Lisboa, Portugal, 2785 260
  • Please, sign into your account or Register in Erasmobility to see full contact details.


  • Teacher administrator: Ana Gonçalves

Overview

  • Sectors 09 Health and Welfare , 10 Services
  • Viewed 14
  • OID Number E10134792
  • Specialising in sector 0921 Care of the elderly and of disabled adults0922 Child care and youth services1013 Hotel, restaurants and catering1014 Sports
  • Jobs Aircraft maintenanceAssistant nursingCare (non-medical) of the elderly/ disable adultsNon-medical care of disabled children and youthYouth recreation programmesHairdressingBar service
  • The centre is able to provide work placements for students with special needs Yes
  • Type of work placements Student work placements
  • Erasmus Experience Yes
  • The Erasmus experience of this centre O projeto da ação chave 2: Parcerias estratégicas KA229 “Écoles vertes (Portugal, França, Itália e Roménia) com E-Twinning. O projeto da ação chave 2: Parcerias estratégicas KA229 Demain tous solidaires (Portugal, França, Bulgária e Roménia) com E-Twinning. 2018 - 2019 - E-Twinning Here and there...everywhere, que teve como parceira uma escola da Polónia. 2006-2008 -Seis turmas da escola participaram no Projeto Comenius de intercâmbio “Castles and Palaces. History and Legends” (Roménia; Espanha; Bulgária; Malta e Polónia).

Organisation Description

A Escola Secundária Frei Gonçalo de Azevedo existe desde 1989 em S. Domingos de Rana, Cascais. O Agrupamento de Escolas Frei Gonçalo de Azevedo existe desde 2007/2008 e é constituído por: escola básica e secundária (sede); 5 escolas do ensino básico, 3 delas com jardins de infância. Frequentam cerca de 2000 alunos e dispõe de 179 docentes e 50 funcionários. O Agrupamento serve uma população de contexto socioeconómico baixo, com baixas habilitações e com baixas expectativas escolares, num território em que estão sediados 70% dos bairros de realojamento social de Cascais e com uma significativa população imigrante.

Contrariando o movimento global de redução das populações escolares, o número de alunos tem vindo a aumentar. A missão de formação é orientada para a promoção de igualdade de oportunidades, sentido de solidariedade e participação democrática, a par do sucesso educativo, no ensino regular e nos CEFP. Cinco turmas do ensino básico frequentam o ensino articulado de música. A formação é orientada para o Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO) e o Projeto educativo (PE) promove uma educação integral do aluno com vista ao seu sucesso escolar. As opções pedagógicas estratégicas têm como foco a capacitação do aluno como agente no seu processo de aprendizagem. Missão: Educar e formar cidadãos autónomos e responsáveis, comprometidos, críticos, criativos, solidários e capazes de conviver com e na diversidade e complexidade. Visão: Queremos ser a melhor escola pública de Cascais, a comunidade educativa mais feliz.

O AEFGA tem alunos desde o Pré-escolar até ao Ensino Secundário e CEFP (de dupla certificação), com idades entre os 3 e os 22 anos. Trata-se de um público heterogéneo: alunos com um percurso escolar satisfatório, mas também outros com dificuldades de aprendizagem ou necessidades educativas especiais. No Ensino de Formação Profissional (EFP) temos alunos com várias repetências, insucesso, baixa autoestima, e tendência para o abandono escolar. Sociologicamente, os núcleos habitacionais das diferentes escolas são maioritariamente constituídos por famílias de nível social médio-baixo, com baixas habilitações e com relativamente baixas expectativas escolares. Em 2020/21, 163 alunos beneficiaram de medidas seletivas e/ou adicionais. Contrariando o movimento global de redução das populações escolares, o número de alunos do agrupamento tem vindo a aumentar. No ano letivo de 2020/21, 678 alunos beneficiaram da ação Social Escolar (416- escalão A; 262 – escalão B).

Organisation Photos